A maldição do menino que nasceu sem rosto

19:34 0 Comments

Quando Yahya El Jabaly nasceu, todos em sua volta souberam na hora que ele teria uma vida muito diferente do padrão do resto da população de sua cidade, em Marrocos. O simples fato dele estar vivo hoje já é extremamente surpreendente e milagroso. E o motivo disso? Yahya nasceu sem rosto.
Mais especificamente, sem uma parte do crânio. O osso que ficaria entre a testa e o cérebro do menino é inexistente por conta de uma raríssima condição genética que impede que os ossos se fundam corretamente. Por conta disso, Yahya não possui olhos, seu nariz era quase que imperceptível, e ele era incapaz de fechar a boca.
A deformidade do menino é algo muito triste de se ver. Imagine só o quão difícil essa situação deve ser para um menino de apenas 3 anos de idade? Ele não consegue falar por sua inabilidade de fechar a boca, e depende de rosnados para se comunicar. O fato de sua cavidade nasal ser aberta deixava o menino constantemente sob um sério risco de infecções.
Mas apesar disso tudo, as outras crianças da cidade aceitaram ele. E apesar de todos esses obstáculos que a vida lhe deu, Yahya é uma criança super meiga, que derrete os corações de todos que o conhecem. Ninguém achou que ele fosse sobreviver mais do que algumas semanas, mas o menino realmente aguentou firme.
Só que mesmo tendo sobrevivido, essa condição com certeza causaria muitas dificuldades e inconveniências durante toda a vida do menino. E foi pensando nisso que os pais dele decidiram tomar as rédeas e começar a agir. Mostafa, o pai de Yahya, procurou desesperadamente por um cirurgião que estivesse disposto a correr os riscos da cirurgia de seu filho, uma tarefa que se mostrou bem desafiadora.
Até que, ao se deparar com uma foto do menino do Facebook, uma mulher chamada Fatima Baraka resolveu ajudar. Fatima, assim como Yahya e sua família, nasceu em Marrocos, apesar de não morar mais por lá. E ela começou a correr atrás da solução perfeita para o menino – o Professor Tony Holmes, um cirurgião famoso por realizar procedimentos complicados.
Holmes foi o responsável por separar as gêmeas siamesas Krishna e Trishna em 2012, e aceitou o desafio de salvar a vida do jovem marroquino – mas não sem antes deixar bem claro que os riscos eram imensos, principalmente pelo fato do cérebro dele estar exposto.
A cirurgia, que durou quase 19 horas, foi um completo sucesso. Com uma boca reconstruída, ele foi capaz de sorrir pela primeira vez na vida – um verdadeiro prêmio para essa equipe de heróis que foi capaz de salvar o futuro desse menino.

Antes e depois!

Ele ainda é cego, e provavelmente continuará sendo até o fim de sua vida, mas com a reconstrução facial, a qualidade de vida do menino melhorou muito. Ele ainda vai ter que passar por diversas cirurgias, como uma rinoplastia para acertar o nariz e o implante de olhos protéticos. Os pais do menino aguardam ansiosamente pela primeira palavra dele.

0 comentários: